sábado, 14 de janeiro de 2012

CABO FRIO ganhará SKATE PARK em 2012



AGRADECIMENTO:
Exmo. Sr. Marcos Rocha Mendes, Prefeito da Cidade de Cabo Frio;
Alfredo Gonçaves, Chefe de Gabinete, Felipe Araújo, amigo e arquiteto superintendente de projetos da PMCF e outros amigos que fizeram parte de reuniões e ajudaram com ótimas idéias ao longo do percurso como Alexis Malabí, Manoel Vieira, Telmo e Bruno.
-
Até o meio do ano, Cabo Frio vai ganhar uma nova pista de skate. A iniciativa é resultado de uma movimentação, via redes sociais, que criou uma comissão composta pelo Chefe de Gabinete da Prefeitura de Cabo Frio, Alfredo Gonçalves; o superintendente de projetos, Felipe Araújo; o arquiteto Felipe Terra e o skatista profissional e empresário do esporte, Allan Mesquita.

O Prefeito de Cabo Frio, Marcos da Rocha Mendes, disponibilizou para construção da pista de skate uma área de 900m², em frente à Praia do Forte, na Praça Cristóvão Colombo. A verba a ser liberada sairá da Secretaria de Obras, por meio de uma carta-convite de R$ 150 mil.

Já o membro da comissão e Chefe de Gabinete, Alfredo Gonçalves, ressaltou a importância da obra e destacou que a intenção é que a pista de skate fique pronta o mais rápido possível:

– Sou a favor de qualquer tipo de esporte. Temos o Allan Mesquita, que é um exemplo vivo de uma pequena semente plantada há 20 anos e formou um campeão mundial. Vamos trabalhar para que o Cabo Frio Skate Park fique pronto até, no máximo, o meio do ano – afirmou ele.

-
Abaixo segue a matéria que serviu de partida para o movimento da construção do skate park:
Tendo em vista a construção da Praça do Teatro Municipal, em local amplo e privilegiado, nós, abaixo-assinados, reivindicamos neste espaço a construção de mobiliários próprios para a prática do skate, que dependendo de sua área poderá ser chamado de skatepark.

Estamos levantando o número máximo de assinaturas em livro e internet para, que a construção da praça seja realizada com área destinada para a prática do skate enquanto há tempo. Este esporte sobre quatro rodinhas, vem crescendo bastante nos últimos anos e hoje conta com associações, confederações, campeonatos nacionais, mundiais, amadores e profissionais. O skate de hoje é saúde, lazer, comércio, negócio, estilo e profissão. Não pode mais viver no anonimato em Cabo Frio. É um próspero segmento dígno de muita atenção.
Benefícios de um skatepark para a cidade:
- Esporte é saúde. (ponto)
- Destaque para a cidade pelo lazer e pela formação de profissionais.
- Ponto seguro para prática.
- Praticantes ficarão longe das ruas, consequentemente correrão menos riscos.
- Turismo. Campeonatos atraem patrocínios e patrocinadores com estrutura para atletas.

- Crescimento do comércio de peças, acessórios e roupas.

- Temos boas lojas para atender a demanda.

- Temos um grande campeão, o Allan Mesquita, criado em Cabo Frio que fará de tudo para ajudar.

- Mais uma opção de lazer para pais e filhos.

- Baixo custo para a construção e manutenção.


Bons exemplos do que este esporte pode fazer pela cidade e cidadão:

Allan Mesquita: _ http://allan360.com

DiogoDalua (brasileiro recordista mundial de velocidade): _ http://daluadownhill.com/

Bob Burnquist: _ http://www.bobburnquist.com/

Sandro Dias: _ http://www.sandrodias.com.br

Tony Hawk: _ http://www.tonyhawk.com/

Cesinha Chaves: _ http://www.brasilskate.com/

Confederação Brasileira de Skate: _ http://www.cbsk.com.br/

Revista virtual CemporcentoSKATE: _ http://cemporcentoskate.uol.com.br/

Federação de Skate do Rio de Janeiro: _ http://www.faserj.com.br/

Lista de skate parks: _ http://360graus.terra.com.br/skate/default.asp?did=2086&action=dica

Modelos de grandes skate parks: _ http://www.skatepark.org/park-development/2011/02/front-royalwarren-county-va/
-
Observem a quantidade de skateparks que existem no Brasil. Por que não em Cabo Frio?

Visualizar Skateparks do Brasil em um mapa maior

Faça a sua parte. Expresse a sua vontade abaixo no espaço "comentar" ou "postar comentário". Identifíque-se com poucos dados convenientes como sua idade, sua cidade e sua profissão. O esporte agradece.

4 comentários:

  1. Felipe,

    Muito bacana a matéria. Obviamente, pode parecer presunção a pessoa que escreve falar dos seus próprios méritos no processo. Mais estranho ainda isso seria sendo você quem escreve, pois quem te conhece sabe que não tem nenhum interesse pessoal nisso. Porém, não se pode deixar passar em branco esse lado da história por trás da história.

    A idéia de se fazer um skate park em Cabo Frio é antiga e, aliás, serviu de promessa de campanha do então candidato Marquinhos Mendes antes de ser reeleito.

    Ano passado, por intermédio da criação de um grupo no facebook para angariar assinaturas para envio de pedido do skate park para a Prefeitura e para a Câmara, Felipe Terra conseguiu sensibilizar de forma mais concreta as autoridades para tornar real esse antigo sonho.

    Felipe Araújo, cabe ressaltar, também teve um papel muito importante nessa história, pois cumprindo sua função pública e detentor de visão privilegiada, soube tão bem transmitir às instâncias superiores a importância de tal empreendimento para a cidade. Souberam essas autoridades observar a oportunidade e investir na proposta.

    Outros muitos participaram (Allan Mesquita como esportista profissional, Alexis Novellino como conselheiro maior, Henrique Kcal incansável na sua boa pressão, Zé Aldo emprestando sua arte para esboços, diversos skatistas novos e "velhos") e, entre estes, tanta gente do skate, do rock, do rap, do grafite, do surf, dando opinião e fazendo crer que valia a pena continuar sonhando. Participaram com idéias e sonhos. E idéias e sonhos constróem realidades.

    Enfim, se hoje há essa previsão mais concreta da construção do skate park, foi pelo esforço de muitos e, principalmente, de "Felipes", como você.

    Parabéns aos "Felipes" que, assim como você, acreditam e lutam para fazer acontecer.

    Abraço, Manoel Vieira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem palavras Manoel.
      Só tenho à agradecer por vc estar nesta luta junto com a gente e pelas palavras sempre bem vindas.

      Excluir
  2. Mais uma conversa fiada! A área em frente ao Teatro Municipal não foi aprovada em projeto com um SkatePark, sendo assim "mixou" a construção em frente à Praia do Forte! Agora eles estão "PENSANDO" em construir em outro local, que tal (lendo as mentes dos políticos) na Comunidade do Lixão, Comunidade do Jacaré, Comunidade Rainha da Sucata, Comunidade do Cajueiro, Comunidade do Limão ou Buraco do Boi este último fica próximo a praia! Rsrsrsrsrsrs! Isto seria bem politiqueiro neste ano de eleições! Concordam comigo? Mais uma que não engoli: Só R$150.000,00 para construir? Só dá para um mini Bowl com uma transição para um micro Banks. Sóooooo! Isso tendo uma mão-de-obra barata! Pois a estrutura de concreto armado com radies, vigas e cintas serão necessários para a sustentação eterna da obra! Só ?????????????????????????

    ResponderExcluir
  3. È Jeff algo está acontecendo de errado então. Para começar sua afirmação de que a área é a de frente do teatro municipal. Nós conseguimos um área ainda melhor. Mais na frente da praia ainda. O próprio prefeito ontem perguntou ao superintendente de projeto, como estava andando o skate park e semana passada, após a assinatura do prefeito liberando a licitação do projeto, o arquiteto Ferderico Cheuiche veio de Porto Alegre só para nossa reunião para mostrar o adiantado projeto que é necessário para a realização da licitação da construtora.
    Os presentes além de mim, Telmo do museu do surf, Alexis Malabi(que tmb tem o pé atrás, mas apóia), Felipe Araújo(superintendente de projeto) e o arquiteto e ex-skatista Bruno ficaram bem satisfeitos com o que viram.
    Após o envio do desenho com nossas necessidades já debatidas no grupo do SkatePark do facebook, o projeto foi supervisionado ainda por dois skatistas profissionais, o Allan Mesquita e Cezar Gordo.
    Para complementar a informação, pois vejo a vossa desatualização no assunto com suas palavras descrenetes, Jeff, o skate park ganhou ainda uma verba extra para podermos chegar em medidas oficiais e rankear a pista pela federação brasileira.
    Se algo acontecer de errado no meio do caminho, podemos dizer que nunca se chegou tão perto de tamanha conquista para o skatista da cidade e tmb podemos afirmar que pensamentos descrentes sem ação eficáz, nada soma ou tem efeito positivo em prol do esporte.
    Como estou acompanhando de perto os acontecimentos, não vejo ainda esta margem de erro.
    O que vc escreveu quase em abril de 2012, aconteceu esta preocupação há quase um ano atrás. Aconselho vc se atualizar antes de escrever tamanha bobagem.

    ResponderExcluir