terça-feira, 5 de julho de 2011

Wolney Teixeira - O Sal da Terra no RJ





Tive o prazer de participar da abertura desta tão importante exposição que aconteceu no dia 04 de Julho de 2011.
Wolney Teixeira: O Sal da Terra" é uma mostra inédita para o público carioca das imagens do acervo do fotógrafo cujo trabalho retrata as transformações na geografia física e humana na Região do Lagos, do início ao final do Século XX. Fotógrafo dos acontecimentos sociais de Cabo Frio e do dia a dia de seus moradores, ele também retratou, com obsessão, as belezas naturais da Laguna de Araruama e de toda a Região dos Lagos.Em quase meio século de trabalho, o fotógrafo também foi testemunha da transformação da cidade colonial em balneário turístico, com a chegada dos automóveis, dos banhistas e da pesca submarina, em um trabalho único de história das transformações urbanas ocorridas na região.
Foram selecionados, pelo curador Mouro Trindade, 50 imagens em grandes ampliações, que exibem a beleza de uma Cabo Frio perdida no tempo. São paisagens como o casario colonial intocado, as igrejas e o convento barrocos, as salinas e barcos a vela, e infindáveis praias virgens. Ainda constam da exposição, fotos inéditos de grandes artistas e políticos brasileiros, como Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Jânio Quadros e Luis Carlos Prestes.
Tanto quanto documentos Únicos da história brasileira, as fotografias de Wolney Teixeira são objetos de apreciação artística que, só agora, podem ser avaliadas pelo público e pelo crítico. A exposição vai contar com um catálogo em forma de livro de arte, com mais de 100 imagens de Wolney Teixeira e de outros fotógrafos e artistas, além de textos críticos de João Henrique de Oliveira Christóvão, Mauro Trindade e Ione Nogueira, a respeito da história de Cabo Frio e da importância artística e cultural da obra de Teixeira.

Data. de 4 a 31 de julho de 2011 Local: Caixa Cultural Rio do Janeiro - Grande Galeria Avenida Chile 230 - Centro (estação metrô Carioca) Horário: de terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h Informações: (21) 2262-8152/ 2262.0942


(click para maior tamanho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário