sexta-feira, 17 de julho de 2009

Sendo mais feliz com suas fotos.






Que tal fazer fotos melhores da sua família nas próximas férias?
Sem precisar ser profissional você pode dar uma alegria a mais para a família registrando os momentos, que sempre valem ser registrados.
Hoje as câmeras fornecem saídas e cabos que lhe possibilita reunir a turma para ver as fotos na chegada em casa na televisão maior, dando um ar de seção cinema, ou seção comédia, quem sabe?
Deixe de preguiça, leve a câmera para todos os programas e registre sem dó. Lá na frente, por mais que o momento seja trivial, você se impressiona com as mudanças das fisionomias, das expressões, do local, das vestimentas...etc.

Aí vão algumas dicas para potencializar sua felicidade ao ver os resultados dos clicks.

1- Câmera. Gaste bem e gaste uma vez. Hoje o mercado tem muita câmera boa com bom preço. Eu não disse gaste muito, ok? Lembre-se das marcas antigas que já fabricavam lentes e câmeras. Não tem erro. Olympus, Kodak, Canon, Nikon, Pentax. As outras, Samsung, HP, TecPix, nem pensar. O que conta muito na fotografia são as lentes, que no caso da Sony e Panasonic, tinham tecnologia em eletrônicos e fizeram parceria com a Carl Zeis e Leica, baita fabricantes de lentes.
2- Alimentação. Se sua câmera usa pilhas, comprar de preferência um carregador Sony com função “Refresh” para descarregar as pilhas que saem da sua câmera com uma boa carga ainda, e ter sempre um jogo extra de pilhas. Sendo bateria o bom é ter uma extra também.
3- Energia. Carregue com antecedência todas as pilhas ou baterias disponíveis. Quantas vezes já lhe surpreendeu esta situação?
4- Sempre alerta, pois câmeras ainda são objetos caros e visados pelos espertinhos de plantão aguardando a ocasião para torná-lo ladrão. Evite desfilar com sua câmera, guarde-a em uma pochete ou mochila e saque- apenas nas horas certas.
5- Cenas espontâneas, tente-as primeiro. Saque a câmera sem ser visto pela “cobaia”, depois peça a pose.

6- Horizonte. Se enquadrá-lo, cuidado com o nível da câmera. Esse tal de horizonte às vezes toma uns gorós e sai meio torto por aí.
7- Enquadramento. Sua foto pode ficar careta se deixar o objeto/pessoa totalmente centralizada, tendo uma paisagem ao fundo. Deixe isto para as 3x4 ou quando tirar a foto bem de perto sem mostrar quase o fundo. O mesmo serve para o horizonte. Tente localizá-lo fora do meio da foto.

8- Cores. Se o dia estiver meio xoxo, nublado, tire proveito disto e abuse das fotos em “preto e branco”. Pode ser surpreendente.


9- Luz é importante. Evite o contra sol se quiser ver a pessoa na foto ou use junto um flash forçado, digo, fora do automático, habilitando o “raio” na câmera, lembrando de que terá de estar normalmente a menos de 3m da pessoa.
...ou tire proveito deste momento com as silhuetas.

Exs:

-

Um comentário:

  1. Parabéns pelo site Felipe!!! Você é um excelente profissional, dá para ver que você nasceu para isso. Te desejo felicidades mil,e também para toda a sua familia, meu amigo.

    ResponderExcluir